| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Jornal Mojubá Efón
Desde: 29/12/2009      Publicadas: 60      Atualização: 14/09/2013

Capa |  Culto a Xapanan em Ekiti -Efón  |  Festa de Exu Tiriri  |  Ile Omi Asé  |  Inauguração Asé Lança de Prata  |  Iya Mi Osorongá  |  Noticias do candomblé  |  Noticias do mundo do candomblé  |  Odú Etá de Walace Ty Jàgún  |  Odùdùwá  |  Ori  |  Oriki  |  Orisá de Efón  |  Orisá Ogun em Ekiti  |  Orisá Okó  |  Quem sou eu?!


 Iya Mi Osorongá

  20/12/2011
  0 comentário(s)


Iya Mi Osorogá

Iya Mi OsorogáIyami Osoronga sac entidades femininas que possuem algumas energias
especiais tanto na forma positiva quanta na negativa.
Iyami Osoronga e uma convic~o, frequentemente herdada, e as
vezes adquirida por atributos organicos de uma pessoa. Este atributo faz
com que a pessoa tenha poderes que podem prejudicar ou ajudar outros, a
uma distancia e atraves de meios de descuido. Mais adiante, a mesma
convicc;aoe que uma pessoa pode ter este poder, mas desde que ele nao
sinta motivos hostis contra outros, permanece dormente e nao os afeta.
Inveja, furia, 6dio, malicia sac os tipos de sentimentos viciosos em que se
fixam 0 poder de bruxaria, se a pessoa possui-Ios isto devera ser
trabalhado.
Acredita-se que uma pessoa pode ter este poder e nao ter
conhecimento disto, ate que os sentimentos viciosos dela seja fixados para
trabalhar contra os outros. Em alguns casos, bruxaria e a expressao de
tensao ou 0 mecanisme de conflito entre duas pessoas. Entao, bruxaria e
urn conflito de interesse entre 0 acusador em uma mao, e 0 acusado na
outra.
Como dito anteriormente, os Yorubas acreditam que todos os
destacamentos das coisas devem-se a pr6pria essencia delas. Para afetar
uma pessoa ou situac;ao, feiticeiros, herboristas, Babalawo, etc., extrai a
essencia por rituais, isto e, terminam aplicando principios gerais; Estes sac:
(1) Homeopatia - Le. 0 principio de semelhanc;a.Como cura Goste; ou como
les6es goste. Urn exemplo disto e quando uma pessoa cai de urn precipicio
e fratura 0 osso da perna esquerda. 0 osso das pernas de uma ave sera
tratado simultaneamente. Quando a perna da ave curar, a perna do homem
curara. Outre exemplo e a fabricac;aode uma boneca com imagem de uma
pessoa e entao alfinetes sac enfiados na imagem, a real pessoa estara
sentindo a dor.
(2) Preximidade - Le. 0 principio baseado na convicc;aoque todas as
coisas que tiveram contato com uma pessoa, mesmo que somente uma
vez, sempre reterao especialmente aquele contato, caso tenha estado uma
vez em nosso corpo ou entrado em contato com ele. Exemplos sac nossos
excrementos, vestidos, cabelos, saliva e assim por diante. Tudo isso pode
ser usados contra n6s. Ate mesmo a impressao do pe de uma pessoa pode
ser usada para prejudica-Ia.
(a) , os medicos de Iyami de preto' normalmente prejudicam os outros. Eles
causam esterilidade; confusao, disc6rdia na comunidade; eles fazem a falta
de colheita de outras pessoas, morte para os outros e assim por diante. Mas
se uma pessoa encantada pode executar os rituais necessarios e conhecer
as varias demandas de bruxas, 0 posta delas pode ser reconsiderado e a
vitima sera partida s6;
(b) 'as bruxas vermelhas' tambem prejudicam os outros e nenhuma quantia
de ritual ou sacrificios podem faze-Ias reconsiderar 0 posta delas. Este
grupo de bruxas e na maioria das vezes considerado 0 mais terrivel de
todos os medicos de Iyami.
Geralmente, estas classificac;oes nao podem ser consideradas em
absoluto. 0 'funcional de bruxa' para algumas pessoas, pode ser visto como
, disfuncional de bruxa' para os outros, ou seja, pode ter significado
totalmente diferente de acordo com quem se relaciona. Por exemplo, nas
guerras, as bruxas podem ser usadas para destruir as mentes dos inimigos
e poluir 0 raciocinio coletivo deles. Os Iideres do oponente podem ser
afligidos e levados ate mesmo a morte. Isto pode conduzir a perda eventual
da batalha para os inimigos. Para estes a quem as bruxas trabalham a
favor, podem ser consideradas ' as bruxas brancas'; mas os quais elas
trabalham contra, eles nao tern nenhuma outra classificac;ao,que nao seja 0
etiquetado ' as bruxas vermelhas'. Mais adiante, uma bruxa que protege a
familia de alguem contra outras familias, pode ir para a extensao de
prejudicar, enquanto mutilando e matando, todos que forem considerados
inimigos da familia. Para a familia protegida tera a classificac;aode ' bruxa
branca' mas as vitimas classificarao de bruxa 'preta' ou ' a bruxa vermelha'.
Na pratica da arte de Iyami Osoronga, os medicos fazem usa de
instrumentos de v60 ' animais como pombas, pombos, corujas, falcoes,
morcegos e assim por diante. Nao surpreende entao 0 porque de os Yoruba
se referirem as bruxas como' ELEYE' - os donos de passaro. Eles tambem
podem usar alguns animais como gatos, cachorros, antilopes, e assim por
diante. Na cultura Yoruba acredita-se que as bruxas normalmente
depositam os poderes delas nestes animais quando Ihes enviam em
incumbencias. Isto sem dizer que se tais forem capturados, as bruxas
ficarao impotentes.
Descobrir uma bruxa nao e uma tarefa facil. No entanto, segundo a
tradic;ao uma pessoa que encantou outra pessoa deve ser descoberta e
deve ser levada para atarefar na ac;aodele. A morte deve ser vingada em
particular, especialmente se a morte for atribuida a feitic;aria. Os feiticeiros,
magicos, espiritualistas, adivinhos e BABALAWO sac as pessoas mais
populares que descobrem as bruxas. Rituais, sacrificios, adivinhac;oes,
consultas com os oraculos de IFA sac alguns dos dispositivos empregados
para descobri-Ias. Descobrir uma bruxa em seu proprio meio serve para
reduzir 0 numero de vitimas que se considerem inimigas delas. Porem, 0
risco de apontar 0 dedo acusador na pessoa errada nao pode ser em cima
do governado.
Eles consultam 0 Oraculo de IFA para se opor ao efeito e no oraculo
aprendem 0 que deve ser feito. Alguns espiritualistas tambem reivindicam
serem os melhores, mas uma experiencia mostrou, que a maioria deles tern
o habito de visitar 0 BABALAWO a noite para orientac;aoe protec;ao.Alguns
espiritualistas tambem acreditam que cantar 0 nome dos mentores ou de
Iideres espirituais pode servir como uma fonte de protec;aocontra bruxas.
Mas infelizmente, esta estabelecido que devido ao fanatismo os extrareligiosos
trazem em si mesmos, urn problema neurotico que os levam a
procura de atenc;aode urn BABALAWO e ate psiquiatras.
Quando a acusac;ao de bruxaria e mais predominante? Quem sac
muito suscetiveis da acusac;ao de possuir poder de bruxaria? Pode ser
convenientemente dito que a acusac;ao de bruxaria e mais comum nas
crises de comunidade; quando ha intemperies na relac;ao inter-pessoal de
duas pessoas ou grupos; quando ha calamidades incomuns e severas como
epidemias, doenc;asde nao diagnosticadas, perda de propriedades e perda
de vidas. As pessoas tendem a procurar mais explicac;oes que as razoes
geralmente aparentes. Os africanos tern por natureza, em geral uma
perspectiva bastante filosofica para vida e a saude em particular. Esses
normalmente acusam de bruxaria as pessoas que acreditam ter razoes e
capacidade para infligir calamidades nos outros. Isso faz com que as
mulheres velhas, pobres, estereis, normalmente formem 0 grupo de
pessoas suspeitas. Esses que sac normalmente indevidamente invejosos
dos sucessos de outras pessoas tambem podem ser acusados de bruxaria.
Em geral, bruxaria, magia e feitic;aria sac sistemas muito complexos
de convicc;ao que exige prova empirica das mentes dos que acreditam
neles. 0 aspecto mais importante destes tres fen6menos e que eles sac a
expressao de tensao e mecanisme de conflito entre 0 acusador e 0
acusado.
Mais lendas sobre Iyami Osoronga
o sistema religioso Yorubano e passado de forma oral, de gera<;ao a
gera<;ao, pois acreditam seus sacerdotes que a palavra verbalizada possui 0
poder de transmitir 0 "Axe", for<;a contida nos ensinamentos herd ados de
seus antepassados.
Elas tambem sac conhecidas como "E/eye" (mulheres-passaro), que
usaram mal seu poder magico e por isso tiveram de entregar sua caba<;a
magica ao Orisa N/a, para que ele fizesse urn born uso do poder da cria<;ao.
Enquanto elas estao com energia positiva elas sac chamadas como Iyami (
mae), mas quando estao na forma negativa sac chamadas Aje (bruxas).
A energia das Iya sac energias tao complexas que chegam ter criticas na
sociedade onde ha 0 culto a elas. 0 culto de Iyami Osoronga e comum na
comunidades yorubanas entre as mulheres idosas que depois passam para
as mulheres mais jovens para ter continuidade da entidade.
Existem varios tipos de Iyami Osoronga, como por exemplo:
IYAMI OSORONGA - Branco - Sao Iya que usam tudo branco inclusive os
animais para matan<;a, Elas sac mais positivas do que as outras qualidades
de Iya.
IYAMI OSORONGA - Preto - Sao Iya que usam tudo preto e que carregam
tanto 0 positivo quanta 0 negativo depende da invoca<;ao. Elas sac mais
ligadas com bichos pretos e principalmente a gatos preto.
IYAMI OSORONGA - Vermelho - Sao as Iya que usam tudo vermelho e tern
grande liga<;ao com Oya e Egungun. Elas como as Iya de preto tern tao
positivo quanta negativo dependendo da invoca<;ao.
IYAMI OSORONGA - Mista - Sao Iya que pegam energias de todas as
outras ja citadas. Servem para defender a quem as cultua.
E este 0 Odu que revela aos humanos os problemas com as Iyami e
tambem mostra os caminhos para solucionar estes problemas.
o mesmo Odu que fala de pessoas que tem grande possibilidade de
cultuar IYami Osoronga quando ela favorece as pessoas, porque as vezes a
pessoa tem a energia delas sem saber e assim nao podem controlar 0
positivo ou 0 negativa que elas irradiam.
As pessoas que possuem estas energias s6 podem ver isto em sonhos,
intui90es e pragas que surtem efeitos.
Somente atraves do jogo de Opele Ifa, que e um jogo especifico para ver
odu, que pode ser detectado 0 problema que a pessoa esta atravessando
com Iyami Osoronga.
Odu:- e formado pelo conjunto de duas colunas verticais e paralelas de
quatro indices cada. Cada indice compoe-se de um ou dois tra90s verticais.
Existem dezesseis combina90es possiveis para cada uma das colunas e
cada uma delas tem um nome especifico.
Exemplo: Osa
Cada um destes dezesseis nomes justaposto com ele mesmo ou com
algum outro dos quinze, forma 0 nome de um dos duzentos e cinquenta e
seis odus.
A maioria destes odus, como: Osa Meji, Irete Ogbe, Otura Oriko falam
sobre Iyami Osoronga.
Para os Yorubas a representa9ao mais perfeita do universo e a caba9a
"Igbadu", onde estao contidos os segredos da cria9ao do "Aiye" (terra).






Capa |  Culto a Xapanan em Ekiti -Efón  |  Festa de Exu Tiriri  |  Ile Omi Asé  |  Inauguração Asé Lança de Prata  |  Iya Mi Osorongá  |  Noticias do candomblé  |  Noticias do mundo do candomblé  |  Odú Etá de Walace Ty Jàgún  |  Odùdùwá  |  Ori  |  Oriki  |  Orisá de Efón  |  Orisá Ogun em Ekiti  |  Orisá Okó  |  Quem sou eu?!
Busca em

  
60 Notícias